Marcadores

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Como tornar seu negócio Escalável


Todos sabem que a economia no Brasil não gera confiança para novos investimentos e que praticamente ninguém ousa investir em novos projetos sem ter a certeza que o negócio será rentável. Imagina para quem é empreendedor e tem novas ideias para o mercado, mas depende de recursos financeiros para coloca-la em pratica, que são os casos das comumente chamadas de Startups.

Vale também para os empresários que já tem seu negócio e procurar o crescimento da empresa, mas também tem suas limitações financeiras e não podem ter grandes gastos.

São nesses momentos que mostrar seu diferencial e um forte planejamento pode fazer a diferença. E um termo tem me chamado a atenção como o melhor método para prospectar seu negócio minimizando os efeitos da crise, surge então a "Escalabilidade do negócio".

Mas o que é escalabilidade?  

Esse termo não é novo no mundo dos negócios, mas com as dificuldades surgem algumas opções.

Para a Engenharia de software escalabilidade é uma característica desejável em todo o sistema, em uma rede ou em um processo, que indica sua habilidade de manipular uma porção crescente de trabalho de forma uniforme, ou estar preparado para crescer.

Em startups é uma forma de acelerar o crescimento de uma empresa, com pequenos custos e de forma muito rápida.

Resumindo em poucas palavras, escalabilidade é a capacidade que a empresa tem aumentar seu faturamento, sem fazer com que as despesas aumentem na mesma proporção.

Geralmente negócios escaláveis são os que demandam de produção em massa, ou seja, produzir repetidamente grande quantidade, gerando ganho de produtividade. Também são escalável empresas que prestam serviços, onde elas possam replicar os serviços sem a demanda de recursos.

Quais são os negócios escaláveis e os que não são?

Nem todas as empresas conseguem ser escaláveis tais como restaurantes, bares, empresas de consultoria, pois para atenderem mais clientes, precisam ter investimentos e aumento de equipe praticamente na mesma proporção do seu crescimento. Mas isto não significa que não possam ser criados negócios escaláveis para estes mercados.

Um exemplo de como transformar este tipo de negócio em escalável é a constituição de um sistema de franquia. Neste caso o franqueador poderá multiplicar o atendimento a clientes e consequentemente suas vendas sem ter que aumentar significativamente a sua infraestrutura, pois esta fica sob responsabilidade dos franqueados.

Alguns exemplos de negócios escaláveis são os meios de comunicação, indústrias em geral, serviços de telecomunicações, etc., pois podem atender uma grande quantidade de clientes, utilizando uma estrutura básica comum a todos.

Um bom exemplo na atualidade são os aplicativos de celular, o aplicativo Dieta e Saúde, por exemplo, tornou o serviço de nutricionista ultra escalável, entre outros.

A ideia no geral da escalabilidade é procurar replicar seus processos ou licenciar algum processo de negócios de sucesso, isso torna sua ideia escalável, pois não se perde com criação de novos processos.




Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário