Todos sabem que a economia no
Brasil não gera confiança para novos investimentos e que praticamente ninguém
ousa investir em novos projetos sem ter a certeza que o negócio será rentável.
Imagina para quem é empreendedor e tem novas ideias para o mercado, mas depende
de recursos financeiros para coloca-la em pratica, que são os casos das
comumente chamadas de Startups.
Vale também para os empresários que já tem
seu negócio e procurar o crescimento da empresa, mas também tem suas limitações
financeiras e não podem ter grandes gastos.
São nesses momentos que mostrar
seu diferencial e um forte planejamento pode fazer a diferença. E um termo tem
me chamado a atenção como o melhor método para prospectar seu negócio
minimizando os efeitos da crise, surge então a "Escalabilidade do negócio".
Mas o que é escalabilidade?
Esse termo não é novo no mundo
dos negócios, mas com as dificuldades surgem algumas opções.
Para a Engenharia de software
escalabilidade é uma característica desejável em todo o sistema, em uma rede ou
em um processo, que indica sua habilidade de manipular uma porção crescente de
trabalho de forma uniforme, ou estar preparado para crescer.
Em startups é uma forma de
acelerar o crescimento de uma empresa, com pequenos custos e de forma muito
rápida.
Resumindo em poucas palavras,
escalabilidade é a capacidade que a empresa tem aumentar seu faturamento, sem
fazer com que as despesas aumentem na mesma proporção.
Geralmente negócios escaláveis
são os que demandam de produção em massa, ou seja, produzir repetidamente grande
quantidade, gerando ganho de produtividade. Também são escalável empresas que
prestam serviços, onde elas possam replicar os serviços sem a demanda de
recursos.
Quais são os negócios escaláveis
e os que não são?
Nem todas as empresas conseguem
ser escaláveis tais como restaurantes, bares, empresas de consultoria, pois
para atenderem mais clientes, precisam ter investimentos e aumento de equipe
praticamente na mesma proporção do seu crescimento. Mas isto não significa que
não possam ser criados negócios escaláveis para estes mercados.
Um exemplo de como transformar
este tipo de negócio em escalável é a constituição de um sistema
de franquia. Neste caso o franqueador poderá multiplicar o atendimento a
clientes e consequentemente suas vendas sem ter que aumentar significativamente
a sua infraestrutura, pois esta fica sob responsabilidade dos franqueados.
Alguns exemplos de negócios
escaláveis são os meios de comunicação, indústrias em geral, serviços de
telecomunicações, etc., pois podem atender uma grande quantidade de clientes,
utilizando uma estrutura básica comum a todos.
Um bom exemplo na atualidade são
os aplicativos de celular, o aplicativo Dieta e Saúde, por exemplo, tornou o
serviço de nutricionista ultra escalável, entre outros.
A ideia no geral da
escalabilidade é procurar replicar seus processos ou licenciar algum processo
de negócios de sucesso, isso torna sua ideia escalável, pois não se perde com
criação de novos processos.
Fontes:
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