Marcadores

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Resiliência em momento de Crise

1


Por definição Resiliência é a capacidade que um indivíduo apresenta, após momento de adversidade, conseguindo se adaptar ou evoluir positivamente frente à situação.

Atualmente o que as pessoas mais precisam para superar esse momento de crise é resiliência. Para o seu negócio não pode ser diferente, contudo, a ação tem que ser imediata a partir do momento do entendimento da crise, isso para que possamos nos adaptar rapidamente a essas perturbações.

Nos negócios, de acordo com Margaret Rouse (escritora e gerente da Whatls.com), a resiliência começa com um entendimento de que o fluxo de trabalho deve ser preservado para que as organizações possam sobreviver a tais eventos como é o caso de uma crise econômica.

Claro que uma pessoa ser resiliente é diferente de uma empresa manter a resiliência, a pessoa precisa buscar em seu ambiente fortalecimento para superar essa adversidade, ser robusta, buscar essa força que é necessário para contornar esse momento da melhor forma possível e sem muitos danos.

Para uma empresa, existe a necessidade de fazer com que todas as pessoas que compõe o time ou quadro, superem juntas essas condição de estresse.

Um dos fatores muitas vezes negligenciado nesse processo de resiliência para os negócios é justamente o elemento humano, no qual os indivíduos em uma situação caótica devem ser preparados e educados sobre como reagir em conformidade. 

Planejamento de resiliência de negócios é muitas vezes referida como a continuidade do planejamento do negócio. Brevemente, Continuidade de Negócios, descreve os processos e procedimentos que uma organização coloca em prática para garantir que as funções essenciais possam continuar durante e após um desastre.

De acordo com muitos especialistas, o primeiro passo no planejamento de continuidade de negócio é decidir qual das funções da organização são essenciais, e de repartição do orçamento disponível. Uma vez identificado basta coloca-las em práticas e fazer os devidos acompanhamentos, assim como um grande projeto.

Muito se pode encontrar sobre esse tema e aprofundar ainda mais o conhecimento sobre a resiliência no mundo dos negócios, o que não deixa de valer também para o lado pessoal. Mas a importância desse assunto é que é uma questão fundamental para que sejamos persistentes e procuremos absorver de forma produtiva as situações controversas.

“Resiliência não é nem eticamente boa nem má. É apenas a habilidade e capacidade para ser robusto em condições de enorme estresse e mudança”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário