A escassez de recursos e a necessidade de fazer mais com menos é uma marca registrada de empresas de pequeno porte. Em muitos casos, este ambiente segue a “passos rápidos” e capacidade de usar vários chapéus são alguns dos traços que fazem pequenas empresas serem atraentes para a nova onda de trabalhadores. No entanto, isso também significa que os funcionários de pequenas empresas estão sob constante pressão para gerir uma carga de trabalho crescente.
Estamos trabalhando mais horas do que antes e estamos ficando
sobrecarregados, mas o que torna esta carga suportável e agradável é o fato de
que frequentemente os funcionários estão mais livres para fazer suas atividades
quando e de onde for melhor.
As pequenas empresas são conhecidas por seus estilos de trabalho
adaptáveis, mais flexíveis. E, embora os avanços tecnológicos tenham certamente
perpetuados esta "abertura", eles também permitem que os
trabalhadores incorporem o trabalho em seu tempo pessoal, e tempo pessoal em
horas de trabalho, conforme necessário. Essa flexibilidade da o poder para
empregados em pequenas empresas, permitindo-lhes gerenciar agendas cada vez
mais exigentes, tanto no trabalho como em suas vidas pessoais.
Como mais e mais empresas de pequeno porte permitem horários
flexíveis, os trabalhadores se tornam mais felizes e mais engajados.
Percebendo isso abaixo segue algumas dicas para que os pequenos
empregadores possam criar um ambiente de trabalho mais flexível que maximiza a
produtividade.
A fim de equilibrar as demandas crescentes sobre o trabalho e
tempo pessoal, as pequenas empresas precisam permitir que os funcionários possam
realmente usufruir dos horários flexíveis e trabalhos remotos. Funcionários de
pequenas empresas não estão procurando apenas equilibrar o trabalho e a vida
pessoal, mas ter a capacidade de misturar os dois. A força subjacente a
horários flexíveis é uma confiança inerente dos empregadores para com seus
empregados de que tudo que tem que ser feito será feito o no período de tempo
que eles precisam para executa-los, mesmo que isso não seja no tradicional
horário comercial.
2. Incentive os funcionários a se afastar.
As pequenas empresas precisam motivar os funcionários a fazer mais pausas no trabalho para que eles possam ter tempo de inatividade e poder interagir com seus colegas de trabalho. Algumas das melhores ideias para alguma determinada atividade vêm quando você não está fazendo o trabalho. Uma ideia para incentivar breaks é garantir uma área confortável ou fornecer incentivos mais atraentes, como alimentos, lanches e café para incentivar os funcionários para esse momento longe de suas mesas.
3. Repensar os e-mails.
A maior razão pela qual os empregados são "always on" é porque eles estão constantemente ligados ao enviar e-mail através do seu smartphone. Funcionários de pequenas empresas estão sendo bombardeados com e-mails toda hora e sentem-se compelido a respondê-los, pois não querem parecer como se eles estivessem ignorando o remetente. Cerca de metade dos funcionários de pequenas empresas dizem que eles recebem muitos e-mails, com cerca de um terço dessas pessoas dizendo que a sobrecarga de e-mail faz cair a produtividade. A fim de ter menos e-mails respondidos após o horário de trabalho, os gestores devem enviar mensagens como "urgente" quando querem efetivamente ser respondido.
Releia: Como desenvolver seu estilo de gestão e formar a melhor equipe
4. Faça reuniões eficientes.
A força de trabalho fica sobrecarregada com reuniões, e as maiorias destas reuniões são vistas como ineficazes. Enquanto os funcionários de pequenas empresas gastam menos tempo em reuniões do que a população em geral dos trabalhadores, mais de um quarto dizem que são reuniões ineficientes. Em vez de ter reuniões, por uma questão única, tenha uma reunião por semana, que é estruturado e acionável. Desta forma, os empregados têm mais tempo para pensar sobre as coisas e as reuniões realmente irão servir a um propósito.
5. Alinhe o espaço de escritórios e cultura.
Funcionários de pequenas empresas têm uma maior tolerância para distrações. Para
algumas culturas empresariais, os empregados podem prosperar em escritórios
abertos onde a colaboração e a comunicação aberta é proeminente, enquanto
outros podem precisar que o espaço pessoal seja um pouco mais calmo. O fato é
que não há um tamanho único para toda a abordagem. Faça uma pesquisa com seus
próprios funcionários e pergunte quais são suas preferências e garanta uma
resposta alinhada com seus objetivos de negócio principais, seja a
produtividade, engajamento, colaboração ou criatividade. Lembre-se que seu
objetivo é criar o ambiente certo para a sua cultura, e não para pegar as
últimas tendências da moda.
Artigo adaptado de 5 Ways to Make Your Employees Happier and More Productive, da Entrepreneur.
Artigo adaptado de 5 Ways to Make Your Employees Happier and More Productive, da Entrepreneur.
Nenhum comentário:
Postar um comentário