Marcadores

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Se você está acomodado, mude alguma coisa

If You're Comfortable, Change Something


Empreender é um dos maiores desafios que existe. Você terá muitos desafios. Terá que fazer difíceis decisões e trabalhar por longas horas por um salário baixo, isso pelo menos para começar sua aventura. Claro, os benefícios de ser seu próprio chefe e ter potencial de renda ilimitado equilibram esses desafios, mas mesmo assim, empreender é volátil e emocionante.

Eis uma coisa estranha: Mesmo em uma posição volátil, é muito fácil você ficar acomodado.

Sua zona de conforto como um empreendedor deve ser diferente da zona de conforto de um empregado. Por exemplo, você irá se sentir mais acomodado trabalhando com prazos curtos e em negociações tensas com determinados fornecedores, em vez de ficar acomodado com o típico horário das oito às cinco da tarde. Mas essa zona de conforto é tão perigosa quanto qualquer outra.

Se você quer ter sucesso como empreendedor, você tem que acabar com o comodismo.

Porque estar desconfortável leva ao crescimento.

Colocar a si mesmo em uma situação desconfortável, tanto em uma nova reunião com um novo tipo de cliente ou elaborando um novo tipo de produto, pode ajudar no crescimento do seu negócio. Isso te força a tentar novas coisas. A história é formada por pessoas inovadoras que avançam apenas porque eles estavam dispostos a fazer coisas que outras pessoas não fazem, nem querem fazer ou não podia pensar em fazer. Quanto mais original e não convencional sua ideia é, mais provavelmente você irá quebrar as regras e encontrar o sucesso. Fazer isso você gera um risco, mas sem risco não há recompensa.

Tentando coisas novas você também se torna mais afiado. A maioria dos acidentes de carro acontece num raio de dois quilômetros de casa, em parte porque as pessoas provavelmente estão com menos atenção para o que esta ao seu redor quando o lugar é mais familiar. Dirigindo por novas localizações o motorista é forçado a estar mais atento ao que está acontecendo. Levando seu negócio para uma nova localização (física ou qualquer outra forma) irá similarmente força-lo a prestar mais atenção ao que está ao seu redor.

Finalmente, colocar a si mesmo em um ambiente que estimule sua criatividade. Você será capaz de pensar mais livremente e criticamente sobre as circunstâncias ao redor do seu negócio. O qual abrirá a porta para novas inovações e nova iniciativas.

Porque é tão difícil deixar sua zona de conforto?

Mesmo conhecendo os benefícios de deixar sua zona de conforto, é difícil de sair dela. Como humanos, nós naturalmente procuramos as “zonas de conforto” porque elas minimizam nossos riscos, e por consequência, diminui o estresse.

Previsibilidade é uma qualidade importante quando se trata de sobrevivência. Se você sabe que um predador se esconde em certo tipo de arbustos, mas não em outros, você se sentirá confortável e ficará a salvo se nunca se aventurar além do que conhece, se um terceiro tipo de arbustos surgir, que pode ou não ter um predador, é evolutivamente favorável evita-lo e ficar com o que você está mais confortável.

Este principio que é duro de fazer entrar na cabeça, aplica para negócios também. Você se torna excessivamente familiar e confortável com as rotinas que manteve para ficar seguro e fica sem vontade de fazer decisões que podem ameaçar sua segurança. A diferença é que não há nenhum predador esperando para te matar, o que existe são riscos em fazer decisões ruins, mas a promessa de que um terceiro arbusto é desconhecido, até agora supera aqueles riscos.

Como sair dessa e mudar alguma coisa.

Para alguns empreendedores, assumir este risco de abordagem vem naturalmente. Para outros, a ansiedade deve ser superada para conseguir realizar isso. Se você se encontra nesse último grupo, tente usar um ou mais das estratégias abaixo para ajudar a tira-lo dessa zona de conforto.

· Não pense muito - Pense sobre as coisas, mas não gaste muito tempo em um assunto que você está por fora.

· Fale com outras pessoas - Encontre um sistema de apoio que ira ajuda-lo a fazer decisões (e executar) processos, mesmo que eles façam parte da sua equipe.

· Comece pequeno - Não comece com decisões enormes, mudando o negócio. Comece com aplicações menores e com sua maneira de trabalhar.

· Cria um mecanismo contra falhas - Construa uma rede de segurança para se proteger no caso de algo der errado.

A grande coisa de ficar menos acomodado é que isso se torna mais fácil ao longo do tempo. A primeira vez que você sair da sua zona de conforto, você deve enfrentar o medo e a ansiedade, mas na décima vez, isso vem naturalmente e você ainda terá todos os benefícios de ter saído.

A próxima vez que você se sentir confortável com o negócio e sua posição nela, se force a mudar alguma coisa. Mantenha a pressão e não haverá limite para o que será capaz de conquistar.




Artigo adaptado de If You're Comfortable, Change Something, da Entrepreneur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário