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segunda-feira, 13 de abril de 2015

7 maneiras de captar a atenção de alguém

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O seu sucesso a longo prazo depende de ganhar a atenção dos outros. Se o seu chefe não percebe o seu trabalho, como você vai conseguir uma promoção? Se sua equipe não ouvi-lo, como você pode levar de forma eficaz? E se você não consegue captar a atenção dos clientes, como é que o seu negócio ou carreira vai sobreviver?


Abaixo 7 maneiras de chamar a atenção das pessoas:


1. Automaticidade: Se alguém dispara uma arma no ar, você vai virar a cabeça. Se uma mulher que pede carona estiver usando um vestindo vermelho, é mais provável que seja notada. Estímulos sensoriais como estes para chamar a nossa atenção automaticamente, é um mecanismo de segurança e sobrevivência que nos ajuda a reagir mais rápido do que nosso cérebro pode pensar. Eu não estou sugerindo que você fale mais alto do que todos os outros e sempre use vestidos ou meias vermelhas. Mas pensar em maneiras mais sutis para jogar em instintos das pessoas para captar a atenção. Por exemplo, ao cliente uma xícara de café quente ou chá. Um estudo descobriu que a exposição a esse tipo de calor tornou-os mais amigável.

2. Repetição: A nossa visão do mundo é formada pelas nossas experiências pessoais sociais. Este quadro de referência nos leva a abraçar e dar atenção a algumas ideias e ignorar outros inteiramente. Para aproveitar esse item, você tem que quer se adaptar a estrutura do seu público ou alterá-lo. Uma técnica que você pode usar para atingir este último é a repetição. Um estudo clássico da década de 1970 descobriu que se você expuser pessoas à mesma declaração várias vezes, eles vão começar a acreditar que é verdade. Portanto, não tenha medo de repetir uma mensagem se você quer que ela seja aceita.

3. Rompimento: Damos especial atenção a qualquer coisa que viole nossas expectativas. Isto é porque nós temos uma necessidade inata de descobrir se o incidente sinaliza uma ameaça ou uma evolução positiva. Nos círculos acadêmicos, isto é conhecido como teoria da violação das expectativas, quanto mais perturbador é, mais interessante ele se torna. Para chamar a atenção dos seus chefes, clientes e colegas, tente surpreendê-lo de uma forma positiva: uma pergunta inesperada, bater um prazo difícil, convidá-lo para um passeio em vez de um café.

4. Recompensa: Muitas pessoas acreditam que o neurotransmissor dopamina nos faz sentir prazer. Mas, de acordo com Dr. Kent Berridge, da Universidade de Michigan, ele é muito mais alinhado com a antecipação e motivação. Ele preenche nosso desejo de "querer" comida, sexo, dinheiro ou recompensas mais intrínsecos como auto-satisfação e um senso de propósito. A perspectiva de captar essas coisas nos faz prestar atenção. Seu objetivo como um gerente deve ser identificar os incentivos que mais seja apelativo para os seus funcionários, colegas e chefes e torná-lo mais visceral em suas mentes. Recompensas que podemos tocar, experimentar ou apenas visualizar tem um impacto maior sobre a nossa atenção. Por exemplo, quando você está oferecendo a sua equipe um happy-hour ao final de um grande projeto, não basta apenas dizer isso, tem que faze-los ver a possibilidade e faze-los querer conquistar esse objetivo.

5. Reputação: Os consumidores avaliam consistentemente especialistas como o mais confiável porta-voz da marca, mais que CEOs ou celebridades. Há uma razão científica para isso: em um estudo de 2009 da Universidade Emory o neuroeconomista Greg Berns descobriu que os centros de nossos cérebros que faz tomada de decisão fica mais lenta ou mesmo se desliga enquanto estamos recebendo conselhos de um especialista. Este é um fenômeno chamado de "deferência dirigida." Então, especialmente se você está tentando capturar a atenção das pessoas que não sabem quem é você, sinta-se livre para liderar com suas credenciais, estabelecer os seus conhecimentos e citar outros que são mais bem informados sobre o tópico em questão.

6. Mistério: Você já se perguntou por que não consegue deixar de terminar um bom livro ou parar de assistir uma série pela metade. Nossa memória é feita para lembrar de tarefas e histórias incompletas. Há, na verdade, um termo científico para isso: o efeito Zeigarnik , em homenagem ao psicólogo soviético que a descobriu. Nós também não gostamos de incertezas e nosso cérebro vai tentar ativamente reduzi-la por todos os meios possíveis e você pode usar isso a seu favor. Digamos que você está reunião com um cliente em potencial e você gostaria que ela voltasse para uma segunda reunião. Diga a ela uma história ou atribua uma tarefa que para finalizar ela precisara voltar. Sua compulsão para a conclusão será incontrolável, o que significa que você tem a sua atenção.

7. Reconhecimento: Dr. Thomas de Zengotita, um antropólogo da mídia, acredita que o reconhecimento - a nossa necessidade de validação e empatia com os outros - é uma das nossas necessidades mais vitais. "Todos os mamíferos querem atenção", "Só os seres humanos precisam de reconhecimento". A chave para isso é um sentimento de pertencer a uma comunidade que se preocupa conosco. Crie esse sentimento para as pessoas cuja atenção você gostaria de capturar, e eles vão lhe retribuir.


Os mais eficazes funcionários, gerentes e executivos são os que usam esses sete gatilhos para chamar a atenção para as suas ideias, projetos e equipes. Compreender a ciência da atenção é um pré-requisito para o sucesso na era da informação.

Artigo adaptado de 7 Ways to Capture Someone's Attentionda HBR.

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