Marcadores

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Cinco passos para dar um feedback produtivo.

Five Steps for Giving Productive Feedback


Dar um feedback é proporcionar a pessoa a visão de um observador e como está seu desempenho. É como dar um conselho para ajudar a resolver algum problema.
Mas para muitas pessoas essa frase "posso lhe dar um feedback", gera medo e ansiedade, pois já identificamos que a pessoa que dá o feedback é de alguma forma superior e essas já se colocam na defensiva.

Dar e receber um feedback é um processo delicado e não há duvidas do seu valor para ajudar a identificar problemas e resolve-los. Dessa forma os empresários devem gerenciar o feedback de uma forma positiva para que ele possa fazer o que ele pretende fazer: ajudar a melhorar e crescer o seu negócio.

Abaixo os 5 passos para um feedback produtivo.

1. Crie segurança: As pessoas que recebem o feedback o aplica apenas 30% do seu tempo, de acordo com a neurocientista da Universidade de Columbia Kevin Ochsner, a pessoa que recebe o feedback não se sente confortável e isso pode causar o feedback improdutivo. Seja civilizado e passe segurança em sua abordagem, caso contrário seu feedback não será eficiente e fará a pessoa se sentir um tolo.

2. Seja positivo: De a mesma quantidade de feedback positivos quanto faz os negativos. O feedback estimula o cérebro permitindo o ouvinte a se abrir e a querer tomar novos rumos. O feedback negativo o faz se sentir ameaçado e acaba ficando na defensiva, isso não quer dizer que não deve faze-lo, apenas certifique-se que o feedback siga como uma solução ou o resultado que sugeriu.

3. Seja específico: As pessoas geralmente respondem melhor a direção específica positiva. Evite dizer coisas como: "Você precisa ser mais falante em reuniões". Essa afirmação permite várias interpretações e de maneiras pessoais. Diga algo positivo e apontada para a tarefa que deseja melhorar, tais como: "Você é inteligente, eu quero ouvir pelo menos uma opinião de você em todas as reuniões que estamos juntos daqui para frente".

4. Seja imediato: O cérebro adulto aprende melhor quando pego em ação. Se deseja uma mudança em determinada atividade, não se deve esperar 3 meses para dizer que o desempenho é baixo. A pessoa não vai compreender as mudanças necessárias a fim de mudar a direção. O feedback produtivo deve ser frequente para que as ações sejam imediatas.

5. Seja resistente: Quando alguém pisar na bola no trabalho e você tem que dar-lhe feedback, comece pedindo sua perspectiva sobre a situação. Resista dizendo o quão errônea foram as ações dela, mesmo que não tenha sido em demasiado.

Para finalizar, faça suas considerações. Pergunte se entendeu tudo que você esperava. Informe que você está lá para ajuda-la a ter sucesso.

Como diz o ditado: "As pessoas tem o hábito de se tornar o que você as incentiva a ser e não o que você pede que seja".


Artigo adaptado de Five Steps for Giving Productive Feedbackda Entrepreneur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário