Marcadores

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Sucesso X Felicidade: Não se iluda pensando que eles são o mesmo


Tome um minuto para pensar sobre como "bem sucedido" você é.

Agora pense sobre quais critérios você usou para se avaliar. Alguns avaliam pela sua conta bancária. Muitos outros poderiam olhar para as suas relações com o cônjuge, seus filhos, seus amigos. Alguns podem até abrir seu armário e olhar para sua coleção de sapatos de grife, bolsas e relógios.

Eu me considero "bem sucedido?". Sim!

Eu criei um negócio muito legal; Eu sou bem respeitado na minha área; e eu tenho várias graduações. Eu amo a minha casa e minhas relações são fortes.

Mas, por outro lado, eu não tenho uma casa. Vendi meu apartamento quando me divorciei e também estou acima do peso, que não demonstra exatamente uma imagem de sucesso - especialmente para uma mulher. Oh! e eu também parei meu curso de Doutorado.

Para algumas pessoas, eu poderia não parecer um sucesso estrondoso.

O que queremos dizer com "sucesso", de qualquer maneira?

Um estudioso da área diz que a palavra "sucesso" é como a palavra "Deus". Se você perguntar a 100 pessoas o que significa, cada um deles terá uma resposta diferente. E é verdade.

Em um nível, entendemos que o verdadeiro sucesso é sobre a felicidade. Sabemos disso. Nós não somos tão idiotas. E, no entanto...

E, no entanto a maioria de nós facilmente confunde o sucesso com a felicidade - pelo menos até que nós nos conscientizemos.

Procure a palavra "sucesso" e você vai encontrar uma definição do tipo: "a realização da riqueza, posição, honras ou similares," e sinônimos como "realização", "prosperidade" e "fama". Não tenho nada contra a palavra sucesso ou até mesmo a sua definição tradicional. É apenas uma palavra. Mas vamos chamá-lo pelo o que é. É um ponto de referência para o desempenho e realização - uma fita de métrica.

Métricas tangíveis são importantes e têm o seu lugar, especialmente no mundo dos negócios. Mas se você está à procura de realização pessoal, não é provável que as medidas tradicionais de sucesso estejam indo no mesmo sentido.

Como uma sociedade, nós acreditamos que o sucesso - material e status - é a estrada de tijolos amarelos, basta seguir e nós certamente vamos chegar a Cidade de Esmeralda. 

Enquanto não há nada de intrinsecamente errado em querer coisas, status, riqueza ou aclamação, é um erro supor que eles pavimentem o caminho para a felicidade e realização.

"Sucesso" é lançado de modo frequente e em contextos tão variados que nos esquecemos de o que realmente significa. É vago, abrangente, um pega-tudo. Sucesso está pendurado na frente de nossos olhos, são as coisas que pensam que vão nos fazer felizes.

Mas nós realmente não queremos tudo isso. O que queremos é a nossa maneira de pensar, as coisas e status que vai nos fazer sentir bem. Grande diferença. Sucesso, quando você o transforma, parece ser sobre o que pensar que nos fará feliz. É uma isca, brilhante e sedutora, mas há um gancho: Você pode fazer tudo certo na busca de alcançar o sucesso tradicional, mas a felicidade e realização pessoal não são garantidas.

Pessoalmente, no auge do meu "sucesso", eu era muito infeliz. Eu não estou dizendo que há uma relação inversa entre o sucesso e felicidade, só que não há necessariamente uma forma positiva. São duas coisas diferentes.

A fórmula popular para o sucesso e a felicidade e que é a garantia de falhar é: Quando eu tenho eu vou ser feliz. Isso será um fracasso porque uma não leva necessariamente à outra.

Como você pessoalmente define o sucesso e como você pessoalmente define a felicidade é inteiramente sua. Mas você deve reconhecer a diferença.





Nenhum comentário:

Postar um comentário