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sexta-feira, 29 de maio de 2015

3 passos simples para se tornar um grande ouvidor



Como já diz uma das pérolas popular, temos duas orelhas e uma boca, ou seja, devemos ouvir mais e falar menos.

Ser um bom ouvinte muitas vezes representa mais um fator de sucesso do que os teimam em tentar chamar a atenção falando em demasiado. mas por outro lado muitas pessoas levam essa questão de ouvir mais ao pé da letra e realmente se calam, tendo a impressão errada de que a melhor forma de agir.

Claramente deve haver uma moderação entre ouvir e falar para que também não percamos a oportunidade de contribuir para alguma tarefa importante. 

A ideia de ouvir mais é no sentido de dar atenção para quem está falando, muitos quando está na sua vez de escutar, na realidade não estão o fazendo e sim pensando na próxima resposta ou próximo argumento. As pessoas quando estão falando na maioria das vezes iram dizer-lhe o que querem e essa é a grande chave do bom ouvidor.

Levando isso para o mundo dos negócios, em uma negociação com um cliente, tudo que você precisa fazer é ouvi-lo e dar o que lhe pediram. Os vendedores que fizeram as grandes vendas nunca foram aqueles que caminharam com trajes chamativos e bocas grandes, eram sempre os que calavam a boca e ouviam seu clientes entendendo suas necessidades.

Essa regra não vale apenas para vendedores, se você é líder de uma equipe que não tem um bom rendimento, talvez esteja na hora de rever alguns conceitos e procurar escutar seus liderados, provavelmente a solução desse problema ou de outros está nessa pequena abertura de ouvi-los e dar atenção para os que eles têm para dizer. 

Essa pequena atitude gera confiança e a pessoa passa naturalmente irá considerar sua opinião na resolução de alguma necessidade, sabendo que pode contar com você. Consequentemente como ouvidor e líder você terá um aliado que estará mais motivado a colaborar ativamente nos objetivos do setor e/ou empresa e não apenas por ser "obrigado" a cumprir determinada tarefa, pois é sua função.

Nesse sentido, abaixo listo 3 dicas simples do site Inc para que o ouvinte possa saber demonstrar que realmente está interessado no assunto e para quem tem alguma dificuldade em ouvir, treinar esse hábito e se concentrar, dando a devida atenção para o que está sendo falado.

1. Repetir algumas palavras das pessoas - Parece contra intuitivo porque repetindo as palavras de outras pessoas de volta para elas faz parecer como se você não estivesse prestando atenção, mas fazendo isso você está reforçando o que ela está dizendo dando o sentido de interação ao que está sendo dito e consequentemente reforçando para você os pontos chaves.

2. Faça perguntas - Quantas conversas você já esteve e alguém diz algo completamente sem sentido e você deixa o que foi dito passar, porque é realmente mais trabalhoso voltar a explicação deste ponto do que deixá-lo falar sobre. Da próxima vez, faça um ponto para interromper a conversa e pergunte sobre isso. Isso não só irá criar uma conexão mais dinâmica, mas também vai sinalizar para a pessoa que você está realmente ouvindo.


3. Pare de olhar ao redor da sala - A maioria de nós está parcialmente envolvida em nossas conversas, pensando sobre o que nós queremos comer, os nossos planos para o jantar, o trabalho em nossa mesa e etc. Pare de olhar ao redor da sala fisicamente ou olhar ao redor da sala em na sua mente. Cinco minutos passaram sem você se envolver totalmente com a pessoa. Trate o momento como se fossem as únicas pessoas na sala naquele momento não deixando que o assunto se torne maçante e chato para ambos.



Fonte e adaptação das dicas, do texto Do This, and You'll Always Be the Most Popular Person in the Room, da Inc.

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