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quinta-feira, 28 de maio de 2015

Liderança Vs Gestão

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No ambiente de negócios complexo que estamos hoje, a liderança é uma habilidade essencial que é frequentemente analisado, examinado e estudado. Há uma variedade de estilos e opiniões sobre o tema. Deve-se notar, no entanto, que há consistentemente um mal-entendido entre o papel de liderança e gestão. Há uma forte sobreposição entre os dois e em como ambos são cruciais para se manter competitivos e relevantes dentro de sua respectiva indústria, mas há diferenças distintas e vamos separá-los.

A liderança tradicional era descrito anteriormente como "um papel, em vez de um conjunto de comportamentos" e destacou-se no poder de sua posição ao invés de focar em relacionamentos. Este entendimento da liderança é ultrapassado e está enraizada nas indústrias estática que incidiu sobre um processo em vez de resultados. A nova perspectiva sobre liderança reconhece sua natureza dinâmica e se concentra em influenciar os outros através de relações, confiança e valores.

Gestão por outro lado, está focado em fazer o processo de forma eficiente e responsável. Enquanto um líder "faz a coisa certa, um gerente faz as coisas direito”.  A atenção aos detalhes é fundamental e uma forte ênfase em habilidades analíticas será essencial para ter sucesso.

Liderança e gestão podem ser analisadas a partir de três perspectivas: a pessoa, posição e processo. A razão para grande parte da confusão entre liderança e gestão é porque eles frequentemente se sobrepõem uns com os outros. É comum para os líderes servir como um gestor de pessoas e até mesmo ter o nome de "Gerente" no seu título. Por outro lado, é raro uma pessoa ter o nome de "Líder" no seu título, mas os funcionários conhecem as pessoas pela posição que levam em sua organização. A liderança é palpável e autenticidade é a chave. Liderança falsa é fácil de identificar como "seguidores" não são inspirados ou motivados para fazer o seu melhor.

A pessoa

Um estudo recente descobriu que as características mais admiradas pelos líderes eram honestidade, voltado para o futuro, inspirador e competente. Ao analisar e combinando essas características, descobre-se que o líder genuíno procura desafiar os outros através de inspiração competente de uma forma que pretende mover sua causa ou missão para frente. Há um equívoco que todos os líderes devem abraçar uma personalidade sociável e carismática. Estes traços de personalidade certamente podem ser úteis para capacitar e influenciar as ações das pessoas, mas devem ser dons naturais para um indivíduo que é percebido como autêntico.

Surpreendentemente, introversão foi identificada como sendo uma característica útil de um líder.  Só porque alguém tem uma predisposição para permanecer em silêncio não significa que eles não podem inspirar outros a ações. Na verdade, esse traço de personalidade pode dar às pessoas uma maior razão para ouvir. Se alguém está constantemente expressando sua opinião, as pessoas poderiam estar inclinadas a sintonizar seus pensamentos. No entanto, se alguém é relativamente calmo e fala com sabedoria, então as pessoas podem estar mais dispostos a considerar os seus pensamentos.

A pessoa que é um gerente está focada em tarefas e garantir que o processo correto seja seguido. Sua linha de pensamento permanece "dentro" da caixa já tomam suas instruções de outro líder ou gestor. Em vez de resolução de problemas, a mentalidade de um gerente é focada em aceitar os problemas e as restrições de sua realidade atual e maximizar sua produção. A atenção aos detalhes é a chave para esta posição porque o diabo está nos detalhes. Se alguém está a gerindo de forma eficaz, então eles devem estar familiarizados com todos os aspectos da sua responsabilidade.


A posição


O pensamento e as ações dos líderes são sempre sobre a grande figura da sua organização. Eles não estão focados em cada ação individual, mas sim no peso das entradas globais versus as saídas. Como eles dão uma olhada mais profunda dentro da organização, eles vão estudar as interações individuais dentro do trabalho, mas será sempre no que se refere ao seu objetivo global. Aumentar a eficiência individual é importante, mas os líderes pesam essas decisões em termos para toda a organização.

Líderes usam sua posição para buscar quatro melhorias gerais dentro de seus ambientes: direção de apontamento, limites, recursos e permissão. Direção e limites para auxilia-los a equilibrar as limitações de onde eles estão no momento e ir para o lugar onde eles querem chegar. Empoderamento de seguidores é crucial nesta fase. Recursos e permissão são utilizados para realmente alcançar um objetivo desejado. O primeiro pode ser de mão de obra, financeiro ou de qualquer outra coisa a acrescentar melhorias. Permissão vem de ambos os seguidores e outros que têm interesse no objetivo. Esta característica está enraizada na confiança e deve ser dada em vez de o líder tomá-lo.

Gerentes usam suas posições para supervisionar sabiamente o que está sob sua responsabilidade. Enquanto eles tomam a iniciativa de monitorar as ações e fornecer instruções, eles vivem dentro dos limites de seu título. Seu foco está na sua equipe ou responsabilidade e raramente olham para o objetivo global da organização. Eles acreditam que a melhor maneira de contribuir para a saúde global da organização é fazer com que maximizem a eficiência das pessoas ou tarefa.

O Processo

Conflito é visto como algo negativo na mentalidade dos gestores. Eles acreditam que essas interações vão inibir a sua produção e, finalmente, prejudicar a organização. Harmonia é ideal para um gerente, porque isso significa que os seguidores estão trabalhando em um ambiente agradável e divertido. Esta situação será ideal para ajudar a ações de forma a melhorar a eficiência e seguir o procedimento correto.

Os líderes, por outro lado, podem abraçar conflito e vê-lo como uma crítica construtiva. Eles acreditam que essas interações ajudam a refinar a organização e deixar sua missão mais forte. A diversidade é uma característica que pode abraçar líderes que tem o potencial para trazer o conflito como uma variedade de filosofias que irão colidir. 

O líder corajoso vai abraçar a diversidade e conflito em um equilíbrio certo. Muito do que é bloqueio continua a ser uma forte possibilidade. Encontrar a combinação certa destes traços é a arte e a ciência. É também uma viagem e nunca um destino. Uma vez que os líderes estiverem a caminho de um sentimento de segurança é quando eles devem começar a se sentir inseguro.

Os líderes devem seguir o processo de viver dentro de uma realidade potencial e não a sua realidade atual. Complexidades e tecnologia emergente criam um mundo dinâmico em que a adaptação inicial de mudança pode mudar o cenário competitivo. No entanto promover e inspirar o plano errado pode levar as pessoas em uma direção fatal. Líderes dinâmicos devem pensar em como as coisas poderiam ser, não como as coisas são atualmente.

A importância dos papéis de gestores não deve ser negligenciada. A maioria das pessoas tem que viver na realidade atual e procurar maximizar a sua contribuição enquanto também prepara para alterar suas ações. Gerentes devem garantir que os recursos sejam maximizados e utilizados de forma eficiente. Eles também são os que vão receber novas instruções dos líderes e fazer da sua visão uma realidade. Sem gerentes, líderes estariam perdidos e não teriam ninguém para liderar.




Adaptação do texto Leadership vs Management, de 

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