Marcadores

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Por que nós precisamos de Conflitos?

Why we need Conflict


Quando o assunto é lidar com um conflito, tem gente que corre para se esconder ou formam uma trincheira em torno de sua opinião para defender que seu ponto de vista é o correto e outros estão errados. Conflitos geralmente são mal vistos.

O conflito pode ser bom? O conflito pode ser impactante? Eu acredito que sim e vamos explorar como e por que.

Nossa visão para com o Conflito

Em cursos de Gestão de Conflitos, uma das atividades em sala tem como objetivo revelar o nosso heartset (ação de compreender e agir com o coração) e da mentalidade em torno do conflito. São duas perguntas simples:

1. Como o conflito o faz sentir?
2. Qual é a sua compreensão do conflito?

Os resultados estão revelando a forma como as pessoas percebem e sentem sobre o conflito, que por sua vez impacta na forma como lidam com ele. As respostas variam a partir de:

1. Sinta-se irritado, frustrado, aborrecido, magoado, para baixo, entre outros.
2. Problemas nos relacionamentos (interação), uma discussão, um desentendimento resultando em um fim de relacionamento (Parcerias, coleguismos e etc.).

Por que se preocupar

Se esta é a forma como nos sentimos e pensamos sobre o conflito, os resultados vão seguir o exemplo. Conflito é percebido quase sempre como negativo, é percebido como um desperdício de tempo e emocionalmente desgastante. As pessoas ficam com a sensação de "Por que se preocupar?".

Esta é a maneira como nos foram ensinados a lidar com o conflito. Ou temos uma postura agressiva de comunicação ou uma abordagem de comunicação passiva. Ambos não trazem os resultados que buscamos. Os resultados são sempre vitória/derrota ou perder/ganhar.

Um estilo de comunicação assertiva

E quanto à procura de um ganhar/ganhar e o que isso realmente significa? Assertividade pode ser definida como atitude de se preocupar com desejos/necessidades dos outros e também com o seu próprio. O princípio orientador dessa abordagem é:

"Procure primeiro compreender, depois ser compreendido" - São Francisco de Assis.

Quando somos assertivos queremos compartilhar nossa visão, contudo, devemos dar aos outros a oportunidade de compartilhar suas visões também.

Esse tipo de abordagem permite entender o outro e gerar segurança, pois se sabe que existe a abertura para dialogo.

A segurança é crucial para a gestão de conflitos.

O mundo está cheio de diferentes crenças e quando se trata de conflita-las, isso se torna um conflito em crenças. Uma crença é sempre a "verdade" de uma pessoa e quando encontramos uma crença diferente nós a defendemos de qualquer jeito, seja fugindo do conflito ou simplesmente discutindo. Os resultados que nós conhecemos nunca são os que nós queremos.

Conflito, quando gerida de forma adequada, permite a verdade, criatividade, ideias e muito mais. Precisamos de conflito para criar uma diferença que estimula a criatividade e conversa. O problema surge quando não é gerida de forma adequada e torna-se um espiral, isto é, quando entramos no espaço de avaria do relacionamento.

Precisamos de conflito

O conflito é necessário para o crescimento e mudança. O mundo está mudando e se tornando menor e mais competitivo. Cada decisão que tomamos ou não nos fazem levar por um caminho de sucesso ou fracasso. Conflito são uma parte inerente de equipes e organizações e as decisões que precisam ser feitas.

Se quisermos ser mais bem sucedido como uma equipe e uma organização, precisamos aprender como gerenciar conflitos. Precisamos aprender a gerenciar a nós mesmos, encarando os conflitos. Isso leva a mudança do nosso heartset e da nossa mentalidade em torno do conflito.

Compartilhe conosco suas ideias e/ou opiniões sobre esse assunto nos comentários.



Adaptação do texto Why we need Conflict, de Stephen Light.

Nenhum comentário:

Postar um comentário